Jijoca de Jericoacoara

Jijoca de Jericoacoara

A região Nordeste do Brasil é, sem dúvida, um dos lugares que mais atraem turistas – sejam eles nacionais ou estrangeiros.

As belas praias, o clima tropical, a abundância de natureza, as pessoas, entre tantos outros motivos são como um patrimônio nordestino.

Lá no estado do Ceará, a 287 quilômetros de distância da capital, Fortaleza , a cidade de Jijoca de Jericoacoara abriga um dos destinos mais procurados quando o assunto é praia de tirar o fôlego.

Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do Brasil e entre as melhores do mundo, sem dúvida nenhuma. Um destino paradisíaco!

Turismo para todos os gostos

Além da praia, Jeri – como é carinhosamente conhecida – possui belas lagoas. A duas mais famosas são a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, paradas obrigatórias para todos os turistas que estão na região.

Enquanto a primeira se encontra em um ambiente rústico, com barracas simples para os turistas, a segunda é a região com pousadas confortáveis e restaurantes com comida local.

A praia de Jericoacoara também é conhecida pelos seus bons ventos, o que atrai muitos praticantes de esportas náuticos – como jangadas e pranchas de kitesurf, além de windsurf.

Afinal, a região proporciona a perfeita harmonia entre clima e paisagem para a prática dos esportes.

O melhor de tudo é que qualquer época é um bom tempo para visitar o local. A temperatura média por lá fica entre 35 ºC no verão e 22 ºC no inverno.

Em agosto, os ventos são perfeitos para quem veleja e no período de chuva as lagoas ficam cheias.

Paraíso preservado

Apesar de todo este apelo em relação ao turismo na região, Jericoacoara continua sendo, no dia a dia, uma praia para pescadores, que vivem em um ritmo de vila antiga.

Essa característica de paraíso intocado é o que dá a beleza para o lugar, principalmente para quem quer fugir da cidade grande.

Não é à toa que Jericoacoara é uma região tão encantadora aos olhos de quem vê. A região é uma área de proteção ambiental desde 1984 e virou Parque Nacional em 2002.

São 200 quilômetros quadrados de preservação, repletos de dunas, mangues e lagoas com águas transparentes.

Até hoje, Jericoacoara ainda tem acesso praticamente impossível para veículos urbanos. Somado à criação de um parque natural, que regulamenta e limita as novas construções e qualquer alteração no visual de cinema, tudo contribui para a preservação do local.

Atrações

Ruínas de Tatajuba Povoado soterrado pelas dunas. Um impressionante cenário nas areias da região.

Lagoa da Tatajuba, com visita à praia de Rio Guriú, onde é possível observar cavalos-marinhos.

As lagoas Azul e Paraíso, em Jijoca de Jericoacoara são perfeitas pra nadar, mergulhar ou praticar esportes de vela.

Caminhando pela areia (na maré baixa) ou pela trilha do Morro do Serrote, visitar a Pedra Furada é um passeio obrigatório, que é o símbolo da região.

Passeio à cavalo desde a vila de Jericoacoara até chegar à Pedra Furada, passando pelas praias da Malhada e a Piscina da Princesa.

Informações

Clima:
Tropical, com temperaturas médias oscilando entre 29ºC e 35ºC.

Acessos:
Por via rodoviária
De Fortaleza: BR-222, BR-402, CE-085 e CE-179. São 282 km até Jijoca. Os últimos 25 km até Jericoacoara exigem veículos 4×4 e conhecimento do lugar.

Distâncias de Jericoacoara:
Fortaleza: 310 km

Melhores Épocas
O sol brilha quase todo o ano. Jericoacoara é muito procurada para windsurf entre Julho e Janeiro, período de ventos fortes na região.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *