As riquezas naturais, culturais e históricas do Ceará

As riquezas naturais, culturais e históricas do Ceará

passagem da Tocha Olímpica nesta terça-feira por Fortaleza, o símbolo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 inicia o 39° dia do revezamento pelo Brasil revelando outras belezas naturais, culturais e históricas do Ceará.

A primeira parada, Caucaia, é um dos maiores polos turísticos da Região Metropolitana da capital, onde praias repletas de coqueiros e dunas, como a do Cumbuco, atraem banhistas e adeptos do kitesurf, devido aos fortes ventos. Vale a pena também uma visita à Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, do século XIX.

Na sequência, a chama segue para um trajeto rumo ao interior, começando por Itapajé, a 120 quilômetros de Fortaleza. No município, a Serra da Uruburetama e seus monumentos geológicos, a exemplo da Pedra do Frade, são propícios para trilhas e tornam o turismo uma das principais fontes de renda local.

A cidade, conhecida como ‘Capital Cearense do Bordado’, reserva ainda ao visitante a oportunidade de conhecer uma rica confecção de crochê.

Já a produção de redes faz a fama de Irauçuba, terceiro destino da tocha, bem como a Festa do Padroeiro São Luís Gonzaga, em junho. Depois, a chama vai ao município de Forquilha, cenário de um grande festival de quadrilhas juninas e onde banhos num açude público alegram moradores e visitantes.A viagem pelo Ceará nesta quarta-feira termina em Sobral, onde o fogo olímpico pernoitará após percorrer os principais pontos históricos da cidade. A celebração inclui festa na margem esquerda do rio Acaraú, que corta o município.

Terra do cantor Belchior e do humorista Renato Aragão, Sobral, importante centro regional de compras e serviços, é internacionalmente conhecida por ter sido um dos locais de comprovação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, por meio de um eclipse solar ocorrido em 1919. Por esta razão, Sobral tem entre seus atrativos o Museu do Eclipse, que conta detalhes do experimento, e o Museu Dom José, com suas coleções de porcelana e cristal dos séculos XVII, XVIII e XIX, além da Igreja da Sé, construída em 1783.

Investimentos – O Ministério do Turismo investe na infraestrutura de destinos brasileiros. Somente nas cidades cearenses por onde a tocha passará nesta quarta-feira, a Pasta tem contratos que somam R$ 27,5 milhões para obras como construção e reforma de praças, pavimentação asfáltica e drenagem.

Revezamento no Ceará – A tocha passará por 12 municípios cearenses. Para mais informações sobre o tour no estado e pelo Brasil, o Ministério produziu um mapa interativo, com roteiros e imagens dos destinos.

Diariamente, a Agência de Notícias do Turismo produz matérias a respeito do revezamento e fornece dicas dos destinos da tocha. No Twitter (@mturismo), o internauta pode acompanhar diariamente a cobertura do revezamento em tempo real. Acesse nossos conteúdos clicando nos banners abaixo:

http://www.turismo.gov.br

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.