Ceará: conheça a cidade de Trairi, refúgio a menos de 150 km de Fortaleza

Ceará: conheça a cidade de Trairi, refúgio a menos de 150 km de Fortaleza

Apesar de ser um dos estados mais frequentados por turistas no Nordeste, o Ceará ainda preserva alguns refúgios em meio à agitação de destinos consagrados como Canoa Quebrada, Jericoacoara e Fortaleza. A menos de 150 quilômetros da capital fica a cidade de Trairi, uma colônia de pescadores que ainda mantém as características de vilarejo, mesmo com seus mais de 50 mil habitantes.

Como boa parte da costa cearense, Trairi se destaca por suas praias. A mais famosa delas é a Fleicheiras, que fica perto do centro e tem boa infraestrutura de quiosques, pousadas e hotéis. A praia é protegida por corais, que formam piscinas naturais exuberantes na maré baixa – algo raro nas praias do Ceará. Os ventos fortes também são propícios para a prática de esportes náuticos.

Menos frequentada, a Praia de Mundaú é alternativa para quem deseja algo ainda mais sossegado que a Fleixeiras. Localizada no encontro do Rio Mundaú com o mar, a praia se destaca pela diversidade de paisagens à beira-mar, incluindo manguezais, dunas, riachos e densa vegetação de Mata Atlântica. Tamanha beleza chegou a servir de inspiração para o romance “Iracema”, de José de Alencar.

Apesar de intocada, a praia de Mundaú tem fácil acesso por uma estrada pavimentada que margeia a orla de Fleixeiras. A pequena vila, apesar de escondida entre dunas, também tem calçamento, e uma infraestrutura rústica de quiosques, pousadas e restaurantes. O bucolismo se estende à vizinha Emboaca, a mais deserta das praias de Trairi.

No lado oposto à Mundaú fica a pequenina Guajiru, outra vila que também abriga uma praia praticamente inexplorada. De Fleixeiras, também são cerca de 17 quilômetros até Guajiru, que assim como as vizinhas, tem uma estrutura rústica. Graças aos ventos, as ruas são cobertas por uma camada de areia, que dá um aspecto ainda mais interiorano ao vilarejo. Para conhecer esses pequenos refúgios, a dica é fazer um passeio de bugue ou de catamarã.

Como chegar

Trairi fica a cerca de 140 quilômetros de Fortaleza, e tem fácil acesso pela CE-085, também conhecida como “Estrada do Sol Poente”. A melhor opção é alugar um carro na capital, mas também é possível agendar transfers por agências de turismo. Consulte também a sua pousada.

http://www.pureviagem.com.br

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.