Congresso Brasileiro de Guias de Turismo será realizado no Maranhão

Congresso Brasileiro de Guias de Turismo será realizado no Maranhão

mais de 200 profissionais participem da programação, que será realizada no Rio Poty Hotel entre os dias 23 e 29 de maio. O evento é realizado pela Federação Nacional dos Guias de Turismo (FENAGTUR), em parceria com o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Maranhão (SINDEGTUR/MA) e conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Estado da Cultura e Turismo (Sectur).

Sob o tema ‘Cultura, Diversidade e Acessibilidade’, o evento tem como objetivo discutir o atendimento a diferentes públicos, a exemplo do LGBT, terceira idade, além de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. “A abordagem deste ano é muito oportuna. O guia de turismo é fundamental para atrair visitantes para os mais variados destinos e, para isso, é importante que esteja qualificado a atender com excelência todos os públicos”, ressaltou o secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino.

Durante os sete dias de programação do Congresso, o Maranhão contará com stand institucional repleto de informações sobre o potencial turístico do Estado, com seus destinos de sol e praia, culturais, ecoturismo e aventura. O evento também contará com uma palestra de capacitação, que será ministrada pelo secretário adjunto da Sectur, Hugo Veiga.

“Essa é uma excelente oportunidade para enfatizar a importância do guia de turismo, ao passo em que amplia sua qualificação e se tornam multiplicadores dos atrativos que fazem do Maranhão um excelente destino turístico. Os guias vão movimentar a cadeia de turismo e, inclusive, vão trazer alguns grupos para conhecerem o estado”, destacou o secretário Adjunto da Sectur, Hugo Veiga.

O CBGTUR

O Congresso Brasileiro de Guias de Turismo acontece anualmente e, desde a sua primeira edição, realizada em São Luís, em 1980, reúne um número expressivo de profissionais, estudantes, pesquisadores, gestores, empresários, empresas públicas e privadas (direta e indiretamente ligadas ao Turismo).

A recepção do XXXVI CBGTUR em 2016, na capital São Luís, é uma oportunidade para o fomento da atividade turística local e geração de renda para a comunidade, uma vez que o histórico de participantes do evento é crescente e conta com a presença de profissionais nacionais e internacionais. A expectativa é de que, cada vez mais, ofereçam o Maranhão como destino turístico.

O público estimado para o evento é de mil pessoas, entre guias de turismo, estudantes e turistas (acompanhantes), vindos de todos os estados brasileiros. Para congressistas já inscritos, o principal objetivo de sua participação é conhecer o Maranhão e comercializá-lo em seus estados como um potencial produto turístico.

Durante o evento serão divulgados e discutidos temas por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, além de visitas técnicas nos polos turísticos do Estado como São Luís, São José de Ribamar, Raposa, Alcântara, Lençóis Maranhenses e Rota das Emoções – produto turístico que integra os estados do Maranhão, Piauí e Ceará.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *