Cuidados mecânicos antes de pegar a estrada

Cuidados mecânicos antes de pegar a estrada

Níveis de óleo do motor e fluídos de freio, além de calibragem dos pneus e seu estado de conservação são pontos importantes para checar e evitar um acidente.
O sistema elétrico também deve ser verificado, pois as luzes de posição (faróis, lanternas, setas e piscas) são indispensáveis.
Vale também checar o limpador de para-brisa, que, em caso de chuva, precisa estar funcionando corretamente para não prejudicar a visão. No caso do reservatório deste item, deve-se adicionar detergente para que limpe melhor o vidro. Sempre uma colher de detergente para cada litro de água.
Pneus calibrados, e não ‘carecas’
Calibrar corretamente o pneu influi diretamente na estabilidade do carro, informa Horta. Com muita pressão, o pneu pode ficar muito duro e até perder a aderência necessária com o solo. Já com a pressão muito baixa, é possível até que o pneu escape da roda em uma curva. Assim, o ideal é verificar a calibragem indicada no manual do condutor. Lembre-se de que, se o carro estiver mais pesado, o valor poVale lembrar que a calibragem do carro deve ser feita com os pneus frios, com poucos quilômetros rodados; não adianta deixar para fazer isso no meio da estrada.
Pneus em mau estado prejudicam a estabilidade e a frenagem. Caso tenha um par de pneus mais gasto, o ideal é deixá-los na frente, e não na traseira, como a maioria das pessoas acredita. Os pneus mais gastos na traseira sujeitam mais o motorista a um acidente, pois fica mais fácil que o carro derrape. Se você possui um pneu em pior estado na traseira, fica mais difícil de sentir que algo está indo errado. Fique atento também ao estepe: ele deve estar em boas condições e calibrado também.

RESUMO
Vai pegar a estrada? Verifique:
Óleo do motor, água e fluidos de freio
Calibragem e estado dos pneus
Faróis, lanternas, setas e piscas

Vai de moto?
Capacete justo e com a viseira abaixada
Traje completo: calças, jaquetas, luvas e botas
Pneu murcho influi na estabilidade e afeta a frenagem

Bebê a bordo?
Crianças até 7 anos e meio em cadeirinha

Seu carro “bebe” muito?
Verifique pneus murchos e rodas desalinhadas
Velas e filtro de ar também carecem de cuidados

Se tiver chuva ou neblina…
Diminua a velocidade
Mantenha o farol baixo ligado
Pisca-alerta só em caso de acidente

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.