Dez cidades são incluídas no mapa turístico do Estado do Ceará

Dez cidades são incluídas no mapa turístico do Estado do Ceará

SERTÃO DOS INHAMUNS

Crateús: o município destaca-se pela importância econômica no Sertão dos Inhamuns e recebe feiras como a de Negócios Agropecuários e a da Indústria e Comércio, sendo um polo para o turismo de negócios, além de oferecer atrativos históricos e culturais.

Tauá: destaca-se pela realização de festividades religiosas, como a romaria de Jesus, Maria e José, a terceira maior do Estado. O município preserva construções do Século 19, como a Igreja das Marrecas. A Igreja Matriz é a única do Estado com abóbada construída em pedra.

Aiuaba: um dos atrativos da cidade é a Estação Ecológica. Localizada a três quilômetros da sede municipal, criada em 1978, situada nos sertões dos Inhamuns, com uma área de 13.065 hectares, um dos últimos redutos da caatinga existentes no Ceará que não sofreu alteração pelo homem.

VALE DO JAGUARIBE

Morada Nova: o município tem importante papel no calendário festivo do Ceará. São promovidas as maiores e mais animadas vaquejadas, dentre elas a Festa do Vaqueiro. A cidade oferece em seu calendário festejos religiosos, como a Festa do Divino e o Domingo de Pentecostes.

Jaguaribe: um dos atrativos do município é o Cruzeiro no Alto da Capitulina. Na sede do município, uma cruz de madeira tosca encravada no bairro Aluísio Diógenes, é um símbolo do Cristianismo, identificado por “Cruzeiro”.

Jaguaribara: Um dos atrativos da cidade é a Igreja Matriz. É o local de encontro e oração dos fiéis da religião católica.

Limoeiro do Norte: a Barragem das Pedrinhas é um lugar para descanso, animação, pesca ou somente para contemplar a paisagem, seja dia de sol ou noite. O local é importante para abastecimento de água, tanto para uso doméstico quanto para fornecimento aos perímetros irrigados da Chapada do Apodi.

CENTRO SUL/VALE DO SALGADO

Orós: a principal atração é o Açude Orós. Construído no governo Juscelino Kubitscheck, no final da década de 1950, o açude atrai turistas de outros Estados para amenizar o forte calor do sertão. O local proporciona a pesca artesanal e a esportiva, além da prática de esportes náuticos.

Iguatu: o município é, economicamente, um dos mais importantes da região centro-sul. Banhado pelo Rio Jaguaribe, Iguatu desenvolveu-se economicamente a partir da produção de algodão. Outra característica da economia local é o fato de o município estar em um centro de convergência rodoviária e dispor de um aeroporto regional, o que também facilita o acesso de turistas à região.

Icó: o clima sertanejo é indicado para os visitantes que buscam conhecer mais sobre a história e a cultura cearenses, por meio da arquitetura das edificações erguidas nos séculos 18 e 19. A cidade foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional como um Sítio Urbano, que o qualifica como um conjunto de bens patrimoniais que possuem natureza dinâmica e mutante típica de áreas urbanas, apesar da relevância histórica.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.