Escola Popular de Turismo Comunitário forma jovens da Zona Costeira do Ceará

Escola Popular de Turismo Comunitário forma jovens da Zona Costeira do Ceará

estratégia para refletir sobre a inserção da juventude nas atividades tradicionais e nas lutas comunitárias na zona costeira do Ceará. O processo de formação para juventude na Rede Tucum foi organizado pelo Instituto Terramar nos últimos dois anos e contou com o apoio institucional da organização holandesa ICCO Cooperation e do Instituto Oi Futuro.

Inscrita nos marcos da educação popular, a experiência teve como referência a pedagogia da alternância, dividindo suas ações em tempo escola, materializado em sete encontros presenciais, e tempo comunidade, quando os educandos retornavam aos seus locais de vida com atividades a serem desenvolvidas e a tarefa de compartilhar os conhecimentos adquiridos com os demais jovens de suas comunidades.

Dentre os encontros presenciais, ganham destaque o intercâmbio em Nova Olinda, no Cariri cearense, quando os jovens visitaram e trocaram experiências de comunicação com a Fundação Casa Grande, e os módulos presenciais em Caetanos de Cima (Amontada-CE) e Ponta Grossa (Icapuí-CE), onde, além de participar dos estudos e debates propostos, foi possível conhecer as distintas experiências de turismo comunitário protagonizadas pela Rede Tucum.

Encerrando esse ciclo de formação, 177 jovens da zona costeira e outras regiões do estado se reuniram no Assentamento Maceió (Itapipoca-CE) para o I Acampamento da Juventude da Zona Costeira do Ceará. A programação do Acampamento, além de concluir as atividades de formação da Escola Popular, ofereceu oficinas assessoradas por oito coletivos e profissionais de comunicação, aliando a produção de peças aos conhecimentos e modos de vida dos povos tradicionais, que acolheram e trocaram conhecimentos com os participantes. Partes das despesas do evento foram cobertas com um financiamento coletivo, que movimentou a doação de 71 pessoas e arrecadou 27.550 reais em quatro semanas numa campanha realizada em parceria com a ONG Garupa. Esse processo será sistematizado em formato digital e, em breve, será publicado.

FONTE: tucum.org

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *