Notícias

Estátua de Iracema ganha projeção holográfica em 3D e atrai turistas

 

Uma parceria entre a Fundação de Ciência, Tecnologia e Informação (Citinova), a Secretaria Municipal de Cultura e a Universidade de Fortaleza (Unifor) inaugurou na última segunda-feira (27) a primeira etapa do projeto Iracema Virtual.

O projeto consiste em uma projeção holográfica da famosa personagem, que poderá ser vista em qualquer smartphone ou tablet através de um QR Code instalado na base da estátua localizada no aterro da Praia de Iracema. Através do aplicativo ‘Iracema Virtual’, disponível para a plataforma Android, o usuário pode obter informações e interagir com a personagem. Tudo de forma virtual e em 3D.

Segundo o vice-presidente da Citinova, Vasco Furtado, mais ícones da cultura cearense devem ser inseridos no projeto.

“É o primeiro exemplo de um projeto maior que tem a intenção de representar os ícones da cultura cearense usando elementos da cultura digital. 

O uso de modelagens em 3D emite que as pessoas tenham uma sensação de estar interagindo com esse ícone. A ideia é estender essa iniciativa para outros ícones históricos”, relatou. 

Para o secretário executivo da Regional II, Francisco Barrosa, a iniciativa pretende aproximar os turistas e também os próprios fortalezenses aos ícones da cultura cearense. 

“Esse é mais um ponto turístico para quem vem visitar Fortaleza e para a população de maneira geral. Com baixo custo, com pouco investimento, com criatividade e usando a tecnologia virtual”, afirmou. 

O custo total da implantação do sistema gira em torno de R$ 20 mil. 

 

Como funciona?

O projeto funciona da seguinte forma: através de um aplicativo no smartphone, os fortalezenses ou visitantes poderão visualizar um holograma tridimensional e interativo da personagem, a partir da leitura de uma marcação localizada próxima as estátuas de Iracema que hoje existem em dois pontos da cidade (aterrinho da Praia de Iracema e Volta da Jurema).  De forma lúdica e interativa a índia Iracema dará informações turísticas sobre o local onde ela se encontra e a história do seu entorno.

Compartilhar Agora!

Booking.com

Fique Atualizado

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente nossas atualizações

Artigo AnteriorPóximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com