Fortaleza celebra 290 anos com programação cultural

Fortaleza celebra 290 anos com programação cultural

A beleza das paisagens naturais e a diversidade cultural manifestada no artesanato, nas apresentações teatrais e nas festas de São João destacam-se entre os atrativos turísticos da capital cearense, que completa 290 anos nesta quarta-feira (13).

Para celebrar a data, a prefeitura da cidade organizou uma programação repleta de eventos culturais que seguem até sexta-feira (15).

A Praia de Iracema será o palco da comemoração no dia especial da cidade com apresentações de artistas locais e alguns ícones culturais da região, como os cantores Waldonys e Alceu Valença.

No dia 15, a festa está marcada para as 20h no Mercado do Peixe. O atrativo, inaugurado em março deste ano, representa mais uma conquista para a diversificação turística da cidade. Com 45 boxes destinados para venda de produtos e degustação, a obra, no valor total de R$ 5 milhões, faz parte da primeira etapa de requalificação da Avenida Beira Mar e contou com o apoio do Ministério do Turismo.

Para os turistas que desejam conhecer as belezas naturais da capital cearense, as praias do Futuro, de Iracema e Beira Mar oferecem paisagens coloridas pelo contraste da areia branca com as diversas tonalidades de azul das águas do Oceano Atlântico. Durante a visita, os turistas também podem passear pelas ciclovias que acompanham a orla e praticar esportes náuticos, como a natação e o surf.

Embalados pelo forró, umas das principais manifestações culturais do Estado, os turistas podem se embalar pelo ritmo principalmente durante o São João, que movimenta o Estado nos meses de junho e julho. E para os turistas que desejam conhecer a história de Fortaleza, o roteiro deve conter uma visita ao Palácio João Brígido e à Catedral Metropolitana de Fortaleza, obra que demorou 40 anos para ser concluída e se destaca no centro histórico da capital cearense pela imponência arquitetônica e a beleza dos vitrais.

Vale a pena conferir também a beleza do Teatro José de Alencar, uma construção do início do século XX tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e que virou referência artística, turística e arquitetônica no País. A bela fachada art nouveau do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já impressiona na entrada.

O Ministério do Turismo já investiu R$ 180 milhões em obras de desenvolvimento da infraestrutura turística na capital cearense, como a implantação de sinalização turística, a construção do Pavilhão de Feiras e Eventos de Fortaleza e a requalificação turística da Orla Beira Mar, que engloba a construção do Mercado dos Peixes, a extensão da faixa de areia e a padronização do calçadão.

FONTE : brasil.gov.br

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *