Jericoacoara e sua simpatia

Jericoacoara e sua simpatia

HISTÓRIA

Em 1923, Jericoacoara foi oficialmente criada pela lei municipal nº 94, de 29 de junho. Mas só foi descoberta pelo turismo nacional e internacional em meados do final da década de 70 e inicio da década de 80. Através de uma lei federal para conservar sua paisagem e limitar o desenvolvimento Jericoacoara foi declarada uma APA – Área de Proteção Ambiental em 1984.

Após a publicação de um artigo no The Washington Post, em 1994, declarando Jericoacoara como uma das 10 mais lindas praias do mundo, levou Jeri a ser uns dos lugares mais procurados por Turistas no Ceará e no Brasil. Mas só em 1998, chega a rede elétrica subterrânea para abastecer apenas as casas (não há postes na rua). Até o 1998 a luz elétrica só existia com lâmpadas carregadas por geradores…as ruas com a luz natural da lua. Em 2002, o IBAMA , o Governo do Estado do Ceará e a prefeitura local transformaram a área em Parque Nacional, situação que contribuiu para a conservação de sua peculiar paisagem de caatinga e coqueiros nas cercanias do oceano. 

CURIOSIDADE

Uma das coisas e peculiaridades que desperta a curiosidade dos visitantes é o significado do nome e sua origem, pois bem, Jericoacoara quer dizer buraco das Tartarugas, uma alusão ao fato de Jeri ser uma praia onde dar-se a desova de tartarugas marinhas. Alguns antigos moradores dizem que o nome vem da serra do Serrote, que tem o formato de um jacaré deitado, ou, numa expressão local, de um jacaré clareando ao sol, e que o lugar antes era chamado de Jacarequara, transformando-se, com o passar do tempo, para o atual nome Jericoacoara.

JIJOCA DE JERICOACOARA – PORTÃO DE ENTRADA

Jijoca de Jericoacoara fica a 230km de Fortaleza, a cidade é a porta de entrada para o vilarejo de Jericoacoara. É imprescindível veículos com tração nas quatro rodas para ter acesso ao refúgio à beira-mar. Jijoca tem boa estrutura de pousadas e as águas azuis da Lagoa Paraíso, que enche nas temporadas de chuva, no primeiro semestre. Em período de seca, melhor tomar o caminho do mar, em Jeri, a 23 km de distância.

PARA CURTIR JERI

Pedra Furada é conhecida por ser o símbolo da Praia de Jericoacoara e do Ceará, um arco de pedra gigante esculpida numa rocha.
Duna do Pôr do Sol, talvez o momento mais esperado do dia em Jericoacoara, todo mundo sobe o morro de 30 metros para assistir ao mergulho do sol que cai no mar e proporciona um momento mágico!
O Parque Nacional de Jericoacoara oferece sempre muitas Opções de Lazer em toda sua região, tanto na alta que na baixa estação.
O encanto do cenário natural impressiona a todo o momento:praias intocadas, lagoas de água doce e salgada,, rochas modeladas pelo vento numa área de 200 Km², onde são proibidas a caça, a pesca predatória ou qualquer tipo de poluição.

Muito fácil de encontrar são peças do artesanato de Jeri: Bolsas de diversos tamanhos, cores e fios, toalhas de mesa decoradas e redes de artesãos cearenses são objetos de desejo dos visitantes. Entre os souvenir’ s para a casa acessiveís nas lojas de Jeri, faz sucesso uma cadeira tipo rede, mas suspensa por um único gancho no teto, com espuma no assento e no recosto.

Em Jeri também ocorre shows e lições de capoeira que se realizam frenquentemente na ponta esquerda da Praia de Jericoacoara. Aulas coletivas e individuais de capoeira podem ser feitas em diversas pousadas. Outra atividade que podem ser encontradas em algumas pousadas e quem gosta de curtir a natureza,são passeios a cavalo! Para quem gosta de adrenalina, pode se aventurar no sandboard nas dunas de Jeri, para quem não consegue ficar em pé , pode-se testar e aproveitar o esquibunda, que consiste em descer a duna sentando na prancha de madeira.

Mas o esporte mais procurado e que deu fama a Jeri na década de noventa foi o KITESURF, onde diversos kitesurfistas vem de todo mundo aproveitar a temporada de ventos fortes entre julho e novembro. Para a prática de Windsurf os adeptos têm como alternativas as praias de Jericoacoara, do Preá e a Lagoa do Paraíso, enquanto kitesurfistas preferem a Praia do Preá, onde se localizam escolas poliglotas para níveis diversos de iniciação nesse esporte, opções para aluguel de equipamentos e infra-estrutura de lazer. No Preá, o vento sopra do mar para a terra (direção “side on shore”), auxiliando a vida de quem deixou cair a pipa em alto-mar e precisa regressar para a beira da praia.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *