Museus em Fortaleza

Museus em Fortaleza

As praias de Fortaleza ainda são os pontos mais visitados, entretanto, os museus de Fortaleza ainda chamam a atenção de diversas pessoas.

Nos museus, podemos encontrar acervos que foram muito importantes para a formação do Ceará. Dentre os museus, podemos encontrar obras com foco em automóveis, meios de comunicação e até mesmo ao caju.

Obras assim estão guardadas e preservadas em diversos espaços de Fortaleza. São atrações que valem a pena incluir nos roteiro de viagem.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi criado em 1932, e é o primeiro museu oficial do estado. É situado na Praça dos Leões, no Centro de Fortaleza – CE.

Seu acervo é composto por cerca de 13 mil peças históricas. As peças ilustram diversos aspectos culturais de indígenas, do cangaço e do período da escravidão.

O acervo do museu foi resultado de compras, doações particulares e instituições públicas. Das peças do Museu do Ceará, podemos encontrar medalhas, moedas históricas, artefatos indígenas, bandeiras, armas, etc.

O que fazer no Museu do Ceará?

O Museu do Ceará oferece diversas oficinas, cursos e palestras e publicações na área de museologia e história. O local também promove visitas orientadas visando também a capacitação para professores.

Todas as atividades têm contribuído para que o museu seja reconhecido como um significativo espaço de educação, cultura e lazer, transformando-se numa referência regional.

O Museu do Ceará pode ser acessado pela Rua São Paulo, 51. Seu funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

Museu do Caju

O Museu do Caju do Ceará é um dos mais curiosos museus do Ceará. É localizado na divisa entre Fortaleza e Caucaia, e possui diversas antiguidades relacionadas a Cultura do Caju, que possui grande importância para a cultura do Nordeste.

O caju é considerado um patrimônio cultural e econômico do Ceará, e pensando nisso, o educador Gerson Linhares decidiu desenvolver um projeto social baseado na importância do caju para o povo cearense.

O caju compõe diversos aspectos da cultura cearense, desde culinária, em canções, e na história, sem falar que ainda ajuda na renda de muitas famílias.

Foi pensando nisso que Gerson Linhares em 1995, ao ler um poema que falava da fruta, teve a ideia de começar algo voltado para esse pensamento, que posteriormente ficará muito conhecido como “Cultura do Caju”.

Ele começou com uma iniciativa individual, realizando palestras e cursos sobre como cultivar o caju, e das atividades que poderiam ser desempenhadas para a fruta.

Em 2007 Gerson conseguiu um apoio do Governo do Estado do Ceará para firmar o Museu do Caju. Toda a estrutura do museu foi criada em uma pequena chácara, situada na região metropolitana de Fortaleza.

Atualmente, o Museu do Caju do Ceará possui um restaurante, um cultivo próprio de caju e pequenos cursos e laboratórios com foco na culinária, bebida e artes, tendo sempre a fruta como principal ingrediente.

O que fazer no Museu do Caju

O Museu do Caju disponibiliza diversas atividades de culinária, para quem se interessar em aprender a fazer diversos pratos com caju.

Você também poderá visitar a um pequeno museu com diversas obras relacionadas à fruta. No espaço também há uma pequena loja de lembrancinhas.

Mini Museu Firmeza

O Minimuseu Firmeza foi fundado em 1969 pelos artistas plásticos Nice e Nilo Firmeza. Ele constitui de um dos principais e mais importantes acervos de artes plásticas do Ceará.

É localizado em Fortaleza-CE, no Mondubim, na própria residência do casal de artistas. O local é cercado por mangueiras, baobá, roseiras e diversos tipos plantas. É um espaço cultural, artístico e ecológico.

Foi inicialmente chamado de FirmezArte, mas depois foi renomeado para MiniMuseu Firmeza. O local possui diversas obras que expressam a manifestação da arte cearense, composto de pinturas e esculturas, originais e reproduções além das obras do próprio casal de artistas.

A formação do acervo teve início por volta de 1940, quando o casal atuava na Sociedade Cearense de Artes Plásticas, A Geração scapiana promoveu a renovação estética das artes plásticas locais, colocando-a em sintonia com as mais avançadas tendências.

O acervo possui obras grandes nomes como, como Mário Baratta, Antônio Bandeira, Raimundo Cela, Aldemir Martins, Barrica, Chico da Silva, Delfino, o suíço Jean Pierre Chabloz, Zenon Barreto, dentre outros.

O espaço abriga também diversos documentos da história da arte do Ceará. O acervo conta atualmente com cerca de 500 obras, que conta com pinturas, desenhos e esculturas.

O casal Nice e Nilo Firmeza, que possuem grande contribuição nas artes plásticas cearenses, também contribuem com muitas obras para o acervo. O acervo também conta com diversos livros, cortes de jornais, catálogos e revistas.

O Minimuseu Firmeza possui grande importância e valor inestimável para a história e para o patrimônio cultural, material e imaterial, das artes e da cultura cearense.

Museu da Fotografia

Na cidade de Fortaleza, podemos encontrar o Museu da Fotografia, um museu dedicado a fotografia. Foi inaugurado em 11 de março de 2017, e possui um acervo de cerca de 2 mil obras da coleção de Silvio Frota, o idealizador do espaço.

O acervo conta com grandes nomes da fotografia, como Henri Steve McCurry, Cindy Sherman, e Cartier-Bresson. As obras narram histórias das guerras mundiais, da Grande Depressão, da ditadura militar brasileira, dos conflitos na Síria, etc.

O museu pertence centenas de imagens mundialmente famosas, além de fotos feitas por Chico Albuquerque dos bastidores do filme rodado por Orson Welles em Fortaleza.

Segundo Silvio Frota, o objetivo do Museu é aproximar as pessoas da fotografia, mesmo aquelas que não possuem tanta intimidade com a arte. As imagens foram organizadas pelo curador Ivo Mesquita de forma que elas não pareçam individualizadas, mas que contenham uma história juntas.

O Museu da Fotografia possui um espaço com cerca de 2.500 metros quadrados, e é o segundo museu de fotografia inaugurado no Brasil. No espaço, é possível também participar de oficinas e palestras, além de poder participar das exposições. O visitante também poderá adquirir fotografias de jovens artistas em uma loja no local.

O Museu da Fotografia fica localizado na Rua Frederico Borges, 454 – Varjota, e funciona de quarta a sábado, de 12h às 17h. Para entrar, o visitante precisa comprar um ingresso por um valor de R$ 10,00. Caso você tenha menos de 18 anos, ou mais de 60 anos, a entrada é gratuita.

Museu do Automóvel

O Museu do Automóvel foi fundado em julho de 1981, e preserva uma parte da história cearense por meio de 57 automóveis antigos e em bom estado.O museu possui diversos modelos de veículos, fabricados entre as décadas de 1910 e 1970, nacionais e importados da Europa e dos Estados Unidos.

Os veículos pertencem a colecionadores e estão em grande parte em condições perfeitas para uso, estando inclusive emplacados e sem problemas mecânicos. No início, o museu possuía em sua estreia cerca de 35 veículos, atualmente são cerca de 57.

Além de automóveis, o espaço possui diversos outros componentes em exposição, como fotografias, placas, quadros e até objetos que que repassam o design e o gosto do povo cearense antigamente.

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Um comentário em “Museus em Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *