Onde ir em Fortaleza

Onde ir em Fortaleza

Como você pode ver, Fortaleza é uma cidade vibrante com muito para ver, fazer e comer. Fortaleza apresenta uma gama de pontos intrigantes focados em cultura, arte de rua e história.

Isso misturado com oportunidades para uma ampla gama de praias e passeios de um dia a partir da capital do Ceará. Isso mostra que passar uma semana em Fortaleza vale totalmente a pena.

Veja só alguns pontos importantes para ver

Praia do Futuro

Localizada a cerca de 10 km do centro da capital, a nossa Praia do Futuro tem mais de 30km de extensão e é um oásis no meio da cidade. São  muitas opções de barracas de praia, com estrutura de bares e restaurantes para receber os visitantes.

Praia do Mucuripe

Cantada em verso e prosa, o Mucuripe é um vasto cenário de charme na orla de Fortaleza que ainda preserva a boa parte da tradição de seus pescadores.

Catedral de Fortaleza

Inspirada na catedral da França, Notre Dame, a Igreja da Sé (Catedral de Fortaleza) foi projetada pelo engenheiro francês George Mounier e construída no local da primeira igreja matriz da cidade, demolida em 1911.

Mercado Central

Se você aprecia coisas de artesanato, uma visita ao Mercado Central é uma ótima oportunidade para mergulhar de cabeça na cultura cearense.

O prédio foi inaugurado em 1809 e foi a vez dele passar por diversas reformas.

São mais de 500 lojas que tem uma enorme diversidade de produtos.

Praia de Iracema

O lugar é um dos maiores símbolos da capital cearense e foi batizado em homenagem à “Virgem dos Lábios de Mel”, que foi a musa do romance do escritor cearense José de Alencar.

É na Praia de Iracema que ficam boa parte dos pontos turísticos como a Ponte dos Ingleses e o aterro. Veja mais.

Passeio de escuna

Embarcar numa escuna e fazer um passeio pela bela orla de Fortaleza é uma oportunidade de admirar a beleza da cidade de outro ângulo. Os barcos partem diariamente da praia do Mucuripe.

Dragão do Mar

O Dragão do Mar é um centro cultural com mostras permanentes, também tem cafés, teatro, exposições e planetário. Tudo isso faz parte do cenário único.

O nome vem de uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, engajado na luta pela libertação dos escravos.

O Dragão do Mar fica na rua Dragão do Mar, 81, na praia de Iracema. Vá para lá durante o dia, para aproveitar todas as opções culturais. A noite, conheça os bares e restaurantes, que ocupam galpões restaurados ao redor do Dragão.

Feirinha de Artesanato da Beira-Mar

Conhecida pela diversa variedade de produtos típicos, a famosa feirinha de artesanato da Beira Mar é um dos pontos turísticos de Fortaleza.

São centenas de barracas que se concentram no calçadão, na esquina da conhecida avenida Desembargador Moreira, na praia do Meireles.

Funciona todos os dias da semana, a partir das 17h. Passeio imperdível.

Beach Park

O Beach Park, é o maior parque aquático da América Latina, é muita diversão garantida para toda a família.

O complexo turístico fica a cerca 15 minutos do centro da cidade, na praia do Porto da Dunas, e é um dos lugares mais procurados pelos turistas em toda época do ano.

Além do parque aquático, existem restaurantes e barraca na beira da praia.

Theatro José de Alencar

O centenário teatro é um dos maiores símbolos arquitetônicos de Fortaleza e fica na região central, em frente à praça que também leva o nome do escritor cearense.

Mais exuberante exemplar da arquitetura antiga de ferro no Brasil, o Theatro José de Alencar oferece visitas guiadas, de hora em hora, a partir das 8h.

O ingresso varia, é bom se informar antes. É um programa para todas as idades e um percurso diferenciado pela edificação de 1910: o foyer, o porão e os jardins de Burle Marx.

Experimente o Caranguejo: uma delícia cearense

Não da pra visitar Fortaleza e não provar o famoso caranguejo. Aqui você encontra o crustáceo em bares, restaurantes e em todas as barracas da famosa Praia do Futuro, ao longo da avenida Zezé Diogo.

Por lá, todas as quintas-feiras a noite saborear o caranguejo é tradição.

Além do molho e da farofa, que acompanham o crustáceo, os shows de forró e de humor tomam conta das barracas.

Atrações não faltam na capital cearense

A começar pela bonita orla central formada pelas praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, todas unidas pela Avenida Beira Mar, ponto de encontro de vários turistas e moradores na hora do pôr do sol.

A 11 quilômetros do centro, a Praia do Futuro é perfeita para um mergulho com muita mordomia.

As mais diversas barracas oferecem não só as típicas patinhas de caranguejo e o delicioso pargo assado no sal grosso, mas também duchas de água doce, bebidas, cadeiras, guarda-sóis e muita animação.

Perto de Fortaleza

Nos arredores da cidade estão guardadas as dunas e as falésias coloridas que são a cara do Ceará.

A bordo de bugues, são apreciadas nas praias como Morro Branco e Praia das Fontes, na Costa Leste do Ceará ou do Sol Nascente. Por lá está ainda a praia do Porto das Dunas, o cenário do Beach Park.

O Litoral Oeste (Sol Poente) tem como destaque as lagoas de Cumbuco e outras praias com os bons ventos, que atraem adeptos do windsurf e do kitesurf.

Metrópole de vida noturna agitada, nossa Fortaleza tem balada a semana toda – a segunda-feira, aliás, é considerada uma das mais animadas do planeta.

Vale conferir a programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com teatros, cinemas, shows, museus e bares como já falamos antes.

Ou simplesmente, admirar a moderna arquitetura da construção. Não deixe de ver também a fachada art nouveau do Theatro José de Alencar, seja durante um espetáculo ou através de uma visita guiada.

Barracas da praia do Futuro são repletas de mordomias

Na hora de provar as delícias típicas da região, é somente definir o cardápio e consultar nosso site.

Caso a opção seja uma saborosa lagosta o endereço é a Praia do Futuro, onde aportam as jangadas repletas de frutos do mar.

A comida do sertão, com direito a baião de dois e carne de sol, é encontrada nos bairros de Varjota e Aldeota, que também oferecem restaurantes de cozinha variada.

As tapiocas tradicionais e gourmet também ganharam um cantinho só para elas, no famoso bairro de Messejana e reúne mais de 20 barracas que oferecem as delícias com os mais variados recheios.

Já o artesanato está espalhado por toda a cidade de Fortaleza. São diversas feiras e mercados onde os bonitos trabalhos em barro e renda de labirinto, a mais tradicional do estado, dividem espaço com as redes de dormir, as garrafas pequenas com desenhos de areia colorida, os objetos em argila e madeira.

Fortaleza é uma cidade que você precisa conhecer, famosa como a cidade é feita para o turista, ficar 7 dias é pouco para conhecer tanta coisa boa, mas vamos dar mais algumas dicas para que você aproveite ao máximo essa que será um das melhores viagens da sua vida.

1 – O Hotel

Antes de viajar você precisa escolher o hotel, os dois melhores são o Vila Galé e o Marina Park, ambos 5 estrelas com a maior diferença ficando por conta da localização. O Vila Galé fica na Praia do Futuro, a única praia dentro da cidade que é realmente boa para passar o dia, se você pretende ficar em um bom hotel e passar o dia em uma praia na cidade mesmo, esta é sem dúvida a melhor escolha. O Marina Park fica no outro extremo da cidade, em uma praia que não é boa para banho mas ele oferece translado gratuito para a Praia do Futuro a cada hora. O Vila Galé por outro lado oferece translado para a beira-mar/feirinha, também de hora em hora. Além desses hotéis existem muitos outros ótimo hotéis nas praias de Mucuripe, Meireles e Iracema que tem uma localização mais central mas que você depende de transporte para ir a praia.

2 – Barracas de Praia

Você só saberá que é uma barraca de praia quando for a Fortaleza, são dezenas delas, todas na praia do Futuro. As barracas de praia oferecem toda um infra-estrutura que vai deste ótimas refeições até massagem, salão de beleza e prayground. Se informe lá mesmo qual barraca é o point. Se você ficar no hotel Vila Galé, ele já tem uma das melhores barracas de praia da cidade.

3 – Beach Park

Quem vai a Fortaleza precisa reservar um dia para ir ao Beach Park, um excelente parque aquático. O parque abre às 11:00 e a entrada é aproximadamente R$80 por pessoa. É muito raro alguém ir lá e não gostar.

4 – Quinta-feira é dia de caranguejo (LEMBRETE)

Em Fortaleza você até encontra caranguejo em outros dias, mas o dia que você come o melhor caranguejo é na quinta-feira. Neste dia todas as barracas de praia recebem o crustáceo. Os preços são bem variados mas não se preocupe, é mais barato do que você pensa.

5 – Feirinha

Aqui não importa em que local de Fortaleza você está, a noite a feirinha é o point, tudo está em torno dela. A feirinha vende os mais diversos produtos feitos na região, como: roupas, artesanato, bolsas, comidas como castanha-de-caju, cachaça e bijuterias. Próximo a feirinha tem vários hotéis, restaurantes, ótimas sorveterias, boates, show de humor e muito mais.

Quando você vem para Fortaleza? Nos conte como foi!

Turismo Ceará

O sol sempre predomina no litoral do Ceará e o calor é garantido. Saiba o que fazer, onde ir, onde comer e onde se hospedar em um dos destinos turísticos preferidos do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.