Onde Ir, Praias, Praias em Fortaleza e Região Metropolitana

Praia do Cumbuco

Praia do Cumbuco Caucáia Ceará

A cidade de Caucaia, município de zona urbana densa, encontra-se em fluxo com Fortaleza , unindo vida cotidiana de cidade média ao sertão e, principalmente, ao litoral.

Descoberta por turistas franceses em meados da década de 1980, Cumbuco é uma entre outras praias de Caucaia, ao lado de Iparana, Icaraí, Barra Nova e Tabuba, caracterizando-se por permitir uma visão verdadeiramente paradisíaca do que é o Ceará nos dias atuais: vasta natureza próxima de centros econômicos em plena atividade. Indo pela CE 090, após atravessar a Ponte do Rio Ceará, que separa Fortaleza de Caucaia, em menos de uma hora se chega à localidade.

A praia

Com 15 Km de extensão, Cumbuco é um paraíso de águas mornas e calmas. Uma praia que reúne em um só lugar longa praia com vegetação da Mata Atlântica a incontáveis dunas, que lembram um grande deserto rodeado de natureza vegetal nativa à beira-mar. A Mata e os coqueirais estão entre as principais características naturais do local, sendo um de seus maiores atrativos, perfeitos para quem é adepto do Ecoturismo. O centro litorâneo do Cumbuco e a Barra do Cauípe são duas faixas do litoral onde o visitante vai encontrar natureza e diversão.

Dunas e Esportes Radicais

Entre os esportes radicais que podem ser praticados nas dunas estão o squibunda e a tirolesa, duas modalidades distintas de esportes nas areias. Crianças e adultos descem as areias em pranchas de madeira em uma das várias lagoas que se formam nos vales da região. Uma dica de local para esta atividade está a Lagoa de Parnamirim, com vegetação e coqueirais rodeados por pequenos comércios e casas populares.

Na segunda tirolesa, a adrenalina se dá por meio de cordas amarradas ao corpo, em descidas aceleradas que possibilitam uma bela visão da natureza vista de cima das dunas.

Os passeios de Buggy e de quadricíclos também são indispensáveis para quem visita a praia. A Duna do Funil é um dos lugares principais do percurso. Para os turistas que fazem o passeio, fica a dica de “alertar a senha ao motorista”, com as expressões “sem emoção” ou “com emoção”. Se você NÃO for cardíaco e optar pela aventura “com emoção”, se prepare para sentir grandes frios na barriga, semelhantes aos de um emocionante sobe e desce em um parque de diversões in natura!

Wind e Kitesurf

As práticas do Wind e do Kitesurf por brasileiros e estrangeiros se tornaram aos poucos marcas da praia do Cumbuco. Com ventos que variam entre os 15-20 nós na maioria do ano, e que podem atingir os 30 nós nos meses de agosto e setembro, são modalidades de esportes radicais que se consolidaram no Cumbuco e que cada vez mais ganham números maiores de adeptos. Existe inclusive uma escola para quem está iniciando a modalidade do Kite, o Cumbuco Kite Club, que disponibiliza guarderia de equipamentos, loja de acessórios, lanchonete e academia.

Compartilhar Agora!

Booking.com

Fique Atualizado

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente nossas atualizações

Artigo AnteriorPóximo Artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *