Onde Ir, Praias, Praias no Litoral do Ceará

Praia de Mundaú

A Praia de Mundaú é uma península abrigada por rochedos e  é uma praia conhecida por suas belezas e piscinas naturais, o vilarejo  foi  citada como cenário pelo escritor cearense José de Alencar, no romance “Iracema”,situada no município de Trairi, a 150 km da capital Fortaleza , Mundaú  conta com o acesso fácil feito a partir de Fortaleza pela CE-085 (rodovia  estruturante) com destino à Trairi seguindo até a praia ou em um percurso off-road, partindo de Fortaleza em direção ao Litoral Oeste do Ceará. O trajeto atravessa rios e dunas até chegar à Lagoa dos Burros e à Lagoa das Almécegas, com trilhas por dunas e mata nativa que levam à pequena vila. É uma praia ideal para um roteiro off-road pelo Ceará.

O nome da praia “Mundaú” é um termo da língua tupi e significa lagoa grande.

Muito buscado para veraneio, a vila de Mundaú possui uma ampla vegetação na costa, formando um verdadeiro oásis. As pousadas e as casas são cercadas por coqueiros, cajueiros, goiabeiras, graviolas, mangueiras, entre outras árvores frutíferas. Devido à proximidade do rio, a vegetação permanece verde o ano inteiro.Na foz do Rio Mundaú, a vila de pescadores tem mar calmo e é muito procurada para os passeios de catamarã.

Dunas de areias brancas, o encontro entre o rio Mundaú e o mar, além das lagoas, como a de Cabeceiras, são um espetáculo para os olhos de qualquer visitante. A localização de Mundaú está entre as mais privilegiadas do Estado: a praia se encontra na ponta do município de Trairi, limite com Itapipoca.

Uma das principais atrações do local é um passeio de buggy pelas dunas ou até outras praias da região, como as praias da Baleia e Emboaca. Elemento fundamental da paisagem, as dunas formam um complexo percurso de trilhas que superam qualquer atração de parque temático.

A rusticidade do lugar faz com que Mundaú não seja uma praia tão badalada e por isso ainda tem o ar de pequena vila de pescador. Seus principais atrativos são os recifes, manguezais, lagoas temporárias, dunas, o Rio Mundaú e os esportes náuticos windsurf, kitesurf, caiaque e pesca amadora e com a   água doce de um riacho que abastece a vila, é ótima para o mergulho livre e o banho de mar. As dunas são próprias para a prática de surfe de areia. Nos fins de tarde, vale a pena visitar as rendeiras da vila e observar suas técnicas ancestrais de artesanato.

Logo de cara, os visitantes que chegam pela primeira vez na região se deparam com uma belíssima visão proporcionada pelo exótico trecho de dez quilômetros entre o entroncamento que dá acesso às praias de Flexeiras e Mundaú. É que .rodovia também funciona como um divisor: de um lado ficam as dunas de areia amarelada e do outro fica a praia de areias claras e mar que hora está verde e hora está azul.

Apesar de urbanizada, com ruas de calçamento e lugares estruturados como as praças do Mirante e de São Miguel, a vila mantém seus ares bucólicos ideais para os que buscam tranqüilidade e para os casais apaixonados as  pousadas são um atrativo a parte sendo possível fazer refeições como o almoço e o café da manhã ao som suave do barulho do mar.

+2 Diárias na Pousada Farol do Mundaú com Café da Manhã!!
Compartilhar Agora!

Booking.com

Fique Atualizado

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente nossas atualizações

Artigo AnteriorPóximo Artigo

Editor de Noticias do site Turismo Ceará.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com